Santa Catarina abre concursos públicos com salários de até R$ 34 mil |
Santa Catarina amplia alfabetização e ensino de Inglês na rede estadual
-
Foto: Divulgação / SED -
Novidades educacionais incluem projeto piloto do método IntraAct e aulas de Inglês nos anos iniciais do Ensino Fundamental
A Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina está implementando importantes mudanças na Rede Estadual de Ensino a partir de 2025. Entre as principais novidades estão a adoção do método IntraAct de alfabetização e a ampliação do ensino de Língua Inglesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Para apresentar e esclarecer dúvidas sobre essas iniciativas, a SED promoveu formações online voltadas aos gestores escolares.
O método IntraAct será implantado de forma piloto em duas escolas de cada uma das 36 Coordenadorias Regionais de Educação, além do Instituto Estadual de Educação. Desenvolvido na Alemanha, o método visa facilitar o processo de alfabetização por meio de uma abordagem interativa e estruturada. “O melhor método de alfabetização é aquele em que a criança se alfabetiza. Com o IntraAct, estamos ampliando as metodologias disponíveis para nossos professores alfabetizadores utilizarem em sala de aula de acordo com cada realidade”, destaca a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders.
A expectativa é que os estudantes aprendam a ler em um prazo médio de quatro meses, com materiais pedagógicos específicos para o 1º ano do Ensino Fundamental. O método também se mostrou eficaz para o aprendizado de crianças com dislexia, autismo e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
Outra novidade para 2025 é a ampliação da carga horária de Inglês para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Agora, os estudantes contarão com duas aulas semanais ministradas por professores habilitados na área. Os docentes terão acesso a uma plataforma online para estudos e formação metodológica contínua, garantindo a qualidade do ensino da língua estrangeira.
Formação continuada para professores
Outra iniciativa anunciada pela SED é o lançamento do Programa de Formação Continuada para professores, uma contrapartida do programa Universidade Gratuita. A partir de agora, 100% dos professores da rede estadual passarão por formação continuada, reforçando a qualidade e a equidade no ensino. A legislação vigente estabelece que cada instituição de ensino superior envolvida no programa deve ofertar no mínimo 60 horas de formação por semestre para os profissionais da educação pública estadual.
Deixe seu comentário